A partir do momento que começamos estudar , nos deparamos com muitas palavras novas que ainda não conhecemos, outras palavras nós lemos sabemos que já ouvimos em algum lugar, mas não conhecemos o seu sentido ou significado real. Essa dificuldade eu observo em sala de aula, e alguns termos em inglês utilizados na Administração são muito comuns, é muito importante que a gente saiba seus significados, pois em uma entrevista de emprego ou um bate papo com um profissional, podemos saber o que está sendo dito e assim o diálogo flui com mais facilidade ou tranquilidade de ambas as partes.
Separei alguns termos que pequisei, que percebo que são muito frequentes em livros ou no dia a dia em sala de aula, procurei saber melhor sobre seus significados e decidi passar essa informação pra frente. Se fizerem uma pesquisa mais profunda encontrarão palavras mais elaboradas e termos mais específicos, mais aqui irei colocar os mais comuns.
B.S.C ( Balanced Scorecard)
É um projeto lógico de gestão estratégica para organizações, nele a empresa deve definir e implementar sistemas de controle, metas e interpretações para que se apresente o desempenho positivo e crescimento ao longo do tempo.
O projeto permite descrever a estratégia de forma muito clara, através de cinco perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.
Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONG’s no mundo inteiro e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.
Benchmarking (meta a alcançar)
Processo que consiste em copiar o que os concorrentes estão fazendo de melhor e, se possível, ainda inovar. Trata-se de uma estratégia de competição empresarial para economizar tempo, dinheiro e trabalho
CEO (diretor-executivo)
Iniciais de Chief Executive Officer, a sigla CEO é muita usada em livros e publicações especializadas em administração e recursos humanos. Serve para designar o diretor-executivo das companhias.
Coach (treinador)
Trata-se de um profissional (ou mesmo equipe, departamento, empresa, etc) que atua como espécie de conselheiro de carreira. Sua missão é ajudar as pessoasa descobrir o que anda de errado com a carreira, apontando opções para correção.
Downsizing (enxugamento)
É a redução radical do tamanho da empresa, geralmente vem acompanhada de demissões ou da venda de negócios não estratégicos. Consultores e investidores acreditam que as empresas ganham flexibilidade, perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes
E-learning: (aprendendo)
Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância
Empowerment (delegação de poderes)
Segundo Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review, as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão mais bem estruturadas para competir a longo prazo.
Feedback (avaliação)
É uma conversa com caráter de avaliação, sobre acertos e erros.
Headhunter
Caça-talentos do mundo corporativo.
Intranet
Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas.
Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha.
Just-in-Time ou JIT (Apenas na hora)
Sistema que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.
Know how (saber fazer)
Conhecimento.
Mentoring
Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira.
Lean production (produção enxuta)
Conjunto de técnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. O conceito é baseado em quatro princípios: trabalho em equipe; comunicação; uso eficiente de recursos e eliminação de desperdícios; e melhoria contínua
MBA (mestre em administração de negócios)
Iniciais para Master in Business Administration. Curso de especialização voltado para quem pretende seguir carreira administrativa, em qualquer área ou setor.
Networking (rede de relacionamentos)
A palavra inglesa significa criar redes de pessoas que podem ajudá-lo a saber da existência de vagas e indicá-lo para ocupá-las. Especialistas estimam que de 60% a 80% das vagas de empregos são ocupadas por meio de indicações.
Newsletter: Boletim de notícias
Outplacement (recolocação no mercado de trabalho)
Técnica de gestão de recursos humanos que ajuda trabalhadores demitidos a conseguir um novo emprego. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção.
Outsourcing: Terceirização.
Overhead: Despesas operacionais
P.D.C.A (Sigla para Plan, Do, Check and Act – Planejar, Executar, Verificar e Agir)
Ferramenta usada na melhoria dos processos de fabricação ou de negócios.
R.O.I (Return Of Investiment )
Tempo necessário para o retorno do investimento
Stakeholders
Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.
Turnover
Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia.
Trainee (funcionário em treinamento)
Universitário ou recém-formado, recrutado para participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento, muito comum que seja para assumir postos de liderança.
Existem muitas outras palavras interessantes e importantes assim como essas, neste post selecionei somente algumas e espero que tenham gostado e que seja útil para todos, assim como foi pra mim.
Deixem seus comentários sobre esse post.
Tenham todos uma excelente semana!